Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2011

Cultura: Construção histórica e social

Imagem extraida do blog: http://pedablogrural.blogspot.com/2009/07/imagens-diversidade-cultural.html

Em uma de nossas aulas discutimos a seguinte questão: O que nos une como seres humanos?O que nos diferencia? Chegamos à conclusão de que o que nos une e diferencia como seres humanos é a cultura. Ou seja, somos seres culturais.


Alguns dicionários, nos remete a entender que a cultura, é o ato, efeito ou modo de cultivar. Um conjunto de conhecimentos adquiridos em um determinado campo.O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições (escola, família e outros), etc. E que são transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade.


Discutimos em sala de aula que a cultura não é algo estático ou concreto. Ela pode ser compreendida como sendo uma construção histórica e social.


Construção histórica, se compreendida dentro de um processo histórico. A cultura vária de uma época para outra. Lembrando sempre que fazemos parte da História, pois estamos inseridos dentro deste processo.


Construção social, porque é partilhada por um grupo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Socialização




Querido leitor, já parou para pensar a idéia de como, onde e quando passamos a viver em sociedade? Como você pode ver, a socialização é o primeiro processo ao qual todo ser humano esta submetido. Assim, podemos dizer que, o processo de socialização tem início a partir do seu nascimento.
Enfim, a socialização é o nome dado ao processo pelos quais os indivíduos são levados a adotar certos padrões de comportamento, regras, normas e até mesmo valores da sociedade que está inserido.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade




Caro aluno, ja parou para pensar o quanto estamos acostumados a olhar para o que acontece ao nosso redor, para as pessoas que nos cercam, e encarar tudo como natural, como fosse assim e sempre o tivesse sido?As explicações que somos capazes de dar para os acontecimentos da vida em sociedade são marcadas por uma forma de conhecimento orientado por prenoções e juízos de valor (é um juízo que enuncia uma apreciação negativa ou positiva das coisas, ou seja, um julgamento baseado em valores). Quando vamos a um lugar desconhecido lançamos um olhar repleto de preconceitos e estereótipos.
Nosso olhar não é neutro, ele está repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para desenvolver um olhar sociológico é preciso mudar essa forma de encarar a realidade. E para construir um olhar sociológico sobre a realidade o primeiro recurso metodológico é o olhar de estranhamento.
O estranhamento, portanto, é acompanhado pela desnaturalização do olhar, pelo desenvolvimento de uma atitude que evite considerar como “natural” o que acontece à nossa volta. Ao longo das aulas veremos que a maneira como olhamos as coisas que nos cercam, que todo olhar humano é socialmente construído.





















Rafael Melo

O que é, então, a Sociologia?




Ao analisar o conteúdo de nossas apostilas, observe que não há uma frase apenas que responda o que é a sociologia. Porém, pode se dizer que é a ciência que estuda o homem e as suas relações na sociedade. Ou seja, o objeto da Sociologia é o homem e a sua ação no ambiente em que vive, nos grupos sociais aos quais pertence, suas relações e interações sociais.
A Sociologia é mais uma disciplina científica que trabalha com um conjunto de temas e questões e você vai perceber como a Sociologia os analisa e constrói uma explicação a respeito deles.
Espera-se que desenvolva-se um olhar sociológico, que lhe permita entender a sociedade em que vive, situando-se nela e agindo de forma consciente.
O recurso metodológico para isso é dado pelo princípio do estranhamento, ou seja, o olhar da Sociologia para o objeto de sua análise é um olhar distanciado.
Objeto ou objeto de estudo é o nome dado pelos sociólogos e cientistas sociais para os fenômenos que eles estudam, e estranhamento é um olhar de afastamento e de crítica com relação a tudo que lhe parece natural, como verdadeiro e definitivo.

















Rafael Melo

domingo, 21 de agosto de 2011

A compreensão da realidade

Caro aluno, grande parte do que ocorre conosco, ou com as sociedades de um modo geral, é decorrentes de fatores físicos ou emocionais. Porém, muito do que acontece com os indivíduos (comportamento), sucede do que chamamos de fatores sociais.
Coube ao desenvolvimento das Ciências Humanas o entendimento destes fenômenos. Deste modo, a Sociologia tem um papel fundamental. Ela surgiu como ciência no século XIX para compreender os problemas decorrentes da Revolução Industrial e da Revoluão Francesa. Por meio de métodos e conceitos diferentes, procurou construir explicações para os problemas sociais da época.










Rafael Melo