Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Imagem do mês de Março



Imagem do mês de Março: Morte de Chico Anysio. Um gênio do humor. Através de seus personagens mostrou as diferenças sociais do Brasil.



Imagem extraida do site: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Chico+Anysio&ltr=c&id_perso=272 Acesso em: 29/03/2012

Émile Durkheim

Imagem extraida do site: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emile-durkheim-307266.shtml Acesso em:29/03/2012





Cientista social, considerado um dos fundadores da Sociologia. Teve como formação Direito e Economia. Viveu na França de 1858 a 1917. Em uma sociedade onde assistiu a Segunda Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo na Europa. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social (1893); As regras do método sociológico (1895) e As formas elementares da vida religiosa (1912).
Um de seus questionamentos foi: “Que laços se formam entre os homens e que constituiu a sociedade?”. Ao observar que há uma interação entre os indivíduos que integram uma coletividade (sociedade), rompeu com a tendência então dominante de reduzir os fenômenos sociais a experiências individuais. Dizia que para haver certo consenso nessa sociedade - autamente complexa - , deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus componentes (laços entre eles). Os termos solidariedade e Anomia (ausência de normas, ou melhor, normas conflituosas), aparecem em sua obra: “Da divisão do trabalho social”
Um homem preocupado com as instituições, analisa a escola como transmissora das orientações da sociedade, responsável pela formação do ser social. Portanto, a educação sendo um fato social. Ou seja, o ser social esta encarnado naquilo que Durkheim chama de representações coletivas e que é transmitido de uma geração para outra através da educação.