Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Idoso

Idoso







   Caro leitores, pela legislação brasileira, são considerados idosos todos aqueles maiores de 60 anos de idade. No Brasil existe atualmente o Estatuto do Idoso, aprovado pela Comissão Diretora do Senado Federal em 23 de Setembro de 2003. O estatuto foi criado para assegurar os direitos destas pessoas que ao longo de suas vidas construíram e melhoraram nossa sociedade para que hoje possamos desfrutar dos avanços conquistados.

   Leia o texto do nosso colaborador Professor Roberto, e depois faça a seguinte reflexão: O idoso é respeitado no Brasil?


Idosos no Brasil

“ Estou-me aproximando dos 60 anos. Já sinto na pele as consequências.

Ser idoso é ter direito forçado em ter salário reduzido ano a ano.

Ter o direito de sofrer aumentado nos convênios médicos, justamente quando mais necessitamos.

Temos direito de prejudicar os trabalhadores mais jovens cortando filas.

O que gostaríamos de ter de verdade é salário digno. Ou seja, se aposentou com cinco salários, receberá cinco salários pelo resto da vida, sem pagar o vergonhoso imposto de renda. Salário não é renda e sim direitos pelos trabalhos prestados.

Com salários dignos não precisamos ser humilhados nos pontos de ônibus, postos de saúde (posto de saúde?), filas em hospitais para ser atendido pelo SUS (isso não é gratuito?). Já pagamos antecipadamente, mesmo não querendo é descontado na folha de pagamento.

Remédio em farmácia, gratuito? Por que? Se temos salário digno, não precisamos, e com salário digno seremos vistos como seres humanos e não mais precisando da ajuda dos filhos, causando discórdias, desprezos. Sentindo-se assim, alguém inútil. Apesar de ter derramado seu suor, você será aquele que ninguém lembra que um dia ajudou o progresso e hoje é apenas um velho ser humano qualquer.”

Antonio Roberto Faria de Souza (Professor Roberto)