Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade




Caro aluno, ja parou para pensar o quanto estamos acostumados a olhar para o que acontece ao nosso redor, para as pessoas que nos cercam, e encarar tudo como natural, como fosse assim e sempre o tivesse sido?As explicações que somos capazes de dar para os acontecimentos da vida em sociedade são marcadas por uma forma de conhecimento orientado por prenoções e juízos de valor (é um juízo que enuncia uma apreciação negativa ou positiva das coisas, ou seja, um julgamento baseado em valores). Quando vamos a um lugar desconhecido lançamos um olhar repleto de preconceitos e estereótipos.
Nosso olhar não é neutro, ele está repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para desenvolver um olhar sociológico é preciso mudar essa forma de encarar a realidade. E para construir um olhar sociológico sobre a realidade o primeiro recurso metodológico é o olhar de estranhamento.
O estranhamento, portanto, é acompanhado pela desnaturalização do olhar, pelo desenvolvimento de uma atitude que evite considerar como “natural” o que acontece à nossa volta. Ao longo das aulas veremos que a maneira como olhamos as coisas que nos cercam, que todo olhar humano é socialmente construído.





















Rafael Melo

Nenhum comentário: