Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Senso comum

Senso comum


Caros alunos, durante as aulas abordarão com freqüência o senso comum. Foi pensando nesta situação que resolvi escrever sobre tal tema. Trata-se de uma síntese do que veremos na apostila do aluno.
Digo sempre nas aulas, que o senso comum é o que os indivíduos comuns usam no seu cotidiano. Ou seja, por sermos sociais, acumulamos costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. Desta forma, todas as respostas tidas como algo natural e fácil de entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos para compreender a realidade.
O senso comum não “ vai além” dessas simples explicações do nosso cotidiano. Não há uma analise profunda , e sim uma espontaneidade de ações. Falta uma investigação mais detalhada para uma melhor compreensão da realidade em que vive.

3 comentários:

Ingressando na carreira profissional disse...

vlw pelo texto de senso comum professor,sou o César do 1ºA,curti o blog

Rafael Melo disse...

Ok! Espero que tenha ajudado!

Alessandra Vezani disse...

As pessoas são muito ligadas a tradições, e praticar esse desapego é muito difícil pois a maioria delas passa por gerações.Por isso é mais fácil manter o senso comum, pois é difícil praticar o desapego e ir além dos costumes das gerações.Mas como educadores devemos orientar nossos alunos a serem observadores e críticos, pois a época em que se acreditava em tudo já passou.