
Imagem extraida do site: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/ultimos-soldados-americanos-deixam-o-iraque-20111218.html Acesso em: 22 /12/2011
Caro aluno, veremos nos próximos textos, vários pensadores. Dentre eles, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados clássicos da Sociologia. O texto postado no dia 21 de agosto, nos mostra que coube ao desenvolvimento das Ciências Humanas o entendimento dos fenômenos sociais.
Deste modo, a Sociologia tem um papel fundamental. Ela surgiu como ciência no século XIX para compreender os problemas decorrentes da Revolução Industrial e pelas revoluções políticas e sociais ocorridas na Europa e na América do Norte nos séculos XVIII e XIX.
Diante das mudanças, os pensadores sociais, cada qual a seu modo e segundo sua visão, procurou contribuir para a retomada da ordem anterior. Tornaram-se necessárias e possíveis as intervenções sobre a realidade social. Por meio de métodos e conceitos diferentes, procurou construir explicações para os problemas sociais da época.
Imagem extraida do site: httpwww.canabravafm.com.brfotos.phppageNum_rsFotos=1&totalRows_rsFotos=3&album_id=12
Imagem extraida do blog: http://it.booksofa.com/shrek-filme
Animação
Andrew Adamson
O filme ajuda a compreender melhor a temática do preconceito, questionando imagens de beleza dominantes. Um ogro (Shrek) salva a princesa e acaba por conquistá-lá. O filme joga, todo o tempo, com as expectativas da platéia: a princesa transforma-se em ogra; e o grande vilão é de estatura reduzida.
Imagem extraida do blog: http://parabolicadoblum.blogspot.com/2011/06/diarios-de-motocicleta-ernesto-guevara.html
Aventura e drama
Walter Salles
Em uma de nossas aulas discutimos a seguinte questão: O que nos une como seres humanos?O que nos diferencia? Chegamos à conclusão de que o que nos une e diferencia como seres humanos é a cultura. Ou seja, somos seres culturais.
Alguns dicionários, nos remete a entender que a cultura, é o ato, efeito ou modo de cultivar. Um conjunto de conhecimentos adquiridos em um determinado campo.O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições (escola, família e outros), etc. E que são transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade.
Discutimos em sala de aula que a cultura não é algo estático ou concreto. Ela pode ser compreendida como sendo uma construção histórica e social.
Construção histórica, se compreendida dentro de um processo histórico. A cultura vária de uma época para outra. Lembrando sempre que fazemos parte da História, pois estamos inseridos dentro deste processo.
Construção social, porque é partilhada por um grupo.